Quando falamos de motorista de app, muitas oficinas não querem nem saber desse tipo de cliente na sua oficina, mas vamos entender a economia e ver onde podemos tirar um ganho com isso e assim trabalhar a favor da nossa oficina.

Com a economia no Brasil as pessoas estão vinculando cada vez mais em app de mobilidade, se tornando motoristas de aplicativos. 

Aumentou o volume de pessoas consumindo esse tipo de serviço de carro compartilhado e diminuiu até 15% o faturamento das empresas de ônibus. 

Com isso chegamos à conclusão que se o carro roda mais, logo, teremos mais carros para manutenção. 

Esse motorista é uma pessoa que precisa trabalhar, precisa levantar dinheiro, rodando 12 a 13 horas por dia, muitas vezes sustenta a família apenas com essa renda, quando essa pessoa para o carro é prejuízo, pois é a ferramenta de trabalho dela. 

Se for carro próprio é uma preocupação a mais, pois a depreciação do carro é mais rápida. 

O que a oficina pode fazer para ajudar essa pessoa??

1. Financiamento do serviço realizado 

Exemplo: É realizado um serviço de R$ 2.000,00 e o cliente não consegue pagar o serviço no valor total, após uma análise de crédito aprovada, ele pode pagar em até 12 vezes de R$ 200,00. 

Mas a oficina não pode dividir esse valor na condição que o cliente pode pagar.

A solução para isso é financiar o valor de manutenção do carro, e existe empresas que fazem isso.

Assim o dinheiro cai na hora para o dono de oficina, e a dívida passa a ser da financeira. 

Atendendo o cliente:

Na abordagem do cliente entenda o perfil do cliente, qual é o trabalho dele, qual a necessidade dele, entenda que ele não pode ficar sem carro, e então faça essa proposta. 

Explique a condição de pagamento próprio da oficina, e exponha a forma de pagamento com a financeira, que mediante a uma aprovação de crédito na financeira ele pode dividir até X vezes.

Essa é uma boa solução de não causar um mal-estar com esse tipo de cliente, pois no futuro ele pode não ser mais um motorista de app, se tornando um cliente fiel.

Pesquisando sobre esse serviço, achei a empresa do link abaixo. não conheço o trabalho deles, não sei a que nível isso é satisfatório, mas se você achar legal, verifique com mais detalhes as vantagens e desvantagens 

https://masterservice.com.br/para-empresas

2. Mostre as prioridades na manutenção 

Assim o cliente decide qual vai realizar primeiro

3. Dialogue sempre com esse cliente

Pelo WhatsApp ou rede sociais, passe informações sobre manutenção de carro periodicamente tenha um relacionamento com ele, fale da importância da manutenção, a economia que ele pode gerar com a manutenção.

4. Ajuste o processo de revisão e faça pacote para clientes de App

Um cartão fidelidade na troca de óleo é um exemplo.

A cada 9 trocas ganha um Balanceamento, ou uma lavagem ecológica, ou higienização de ar condicionado e por ai vai.

Fidelizar esse tipo de cliente gera fluxo dentro da oficina com serviços rápidos, melhorando o faturamento. 

Temos que entender que nosso objetivo e foco é ajudar nosso cliente e não virar as costas para ele, nosso foco tem que ser de fato resolver o problema dele, mediante as possibilidades.