Esse tema é muito solicitado, então vou falar um pouquinho do que tenho visto nas oficinas.
O segredo não é só contratar um bom mecânico, mas a primeira questão que precisar ser observado são os valores da pessoa a ser contratada, se converge com os valores do dono e/ou gestor da oficina e os valores da oficina.
Durante muito tempo contratou muito por indicação, e ainda hoje muito mecânicos são contratados por indicação, por ser bom em injeção eletrônica, alinhamento e por ai vai.
Eu conheço funcionários/ reparadores que são muito bons tecnicamente, mas não “terríveis” em perfis comportamentais.
São pessoas que sempre coloca para baixo a equipe, que sempre resmunga, vive falando mal, é uma pessoa teimosa – que tem a certeza de que apenas o jeito que ela faz é o correto.
Atente-se a isso, e se a pessoa é assim e não muda, não aceita mudança, talvez essa pessoa não seja a correta para manter na sua empresa.
O melhor atleta não é aquele que tem o talento, mas que sabe conviver bem em equipe.
O talentoso muitas vezes se torna arrogante, egoísta, quer está sempre certo e não aceita outras ideias.
O bom profissional é aquele que busca atualização, que busca capacitação, postura profissional, respeita os valores dos outros funcionários, que cuida um do outro.
Não há problema no funcionário ter dificuldade técnica, desde que ele esteja disposto a aprender
Dentro de uma equipe precisamos de uma pessoa aglutinadora, que é aquele que uni a equipe, que conversa com a equipe, que gera afinidades
Para ter uma contratação mais assertiva é importante o período de experiência para avaliar os valores e se o técnico está de acordo com a expectativa da sua oficina, e o mais importante, se essa pessoa sabe se relacionar em equipe.
Quando falamos em equipe, falamos de ajuda mútua, pessoas que tira dúvida com outros funcionários, ajuda o outro, que pede opinião e etc.
Os reparadores precisam se entrosar como equipe.
É importante que o reparador vista a camisa da empresa e também queira ir nos treinamentos e palestras disponíveis, como no Senai e outros.
Ao entrevistar alguém para contratação, tente entender quais os valores dessa pessoa.
Exemplo: fumante, bebida alcoólica, hobbies, prática esporte, cuida da saúde, família, palavrões, brincadeiras de mal gosto, música e etc.
A pessoa pode gostar de tudo que ela quiser, mas ela tem que está alinhada com os valores da empresa e ser adapta a mudanças.
Lembre-se sempre, tem pessoas que vão dá conta e outras pessoas não, por diversos fatores, como idades, culturas, atualizações técnicas.
Deve ser avaliado o comportamento das pessoas e os valores, não só o conhecimento técnico.
Escreva seus valores no papel e reflita se é condizente com o lugar que você trabalha e se você é dono de oficina, ao escrever seus valores, veja se seus colaboradores correspondem a esses valores.
Avalie como sua equipe está trabalhando, se sabem brincar, se têm respeito, bom senso.
O importante não é ter só uma equipe com pessoas diferentes, mas equipe que se respeita, sempre avalie a questão do respeito.
Avaliar na contratação – abaixo está a ordem de importância:
Não contrate apenas pela recomendação técnica. Comece pelos valores.
Faça perguntas daquilo que você jamais faria, mediante a resposta, avalie se está de acordo com os seus valores.
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