A transparência significa mostrar ao cliente que você não é um prestador de serviço corrupto, que você é uma empresa lícita. 

Abaixo vou mostrar os requisitos para mostrar transparência.

1) Postura profissional 

2) Ambiente limpo e organizado

3) Padronização de trabalho

Uniformes, cabelos e barbas bem-feitas, maquiagem simples e bem feita

4) Setores, locais e colaboradores identificados. 

5) Processo de atendimento 

Isso lembra você das ações que tem que fazer, assim faz com que não esqueça do cliente, hoje temos distrações o tempo todo. 

Muitas vezes passa o dia inteiro e você não mandou o orçamento para o cliente, você acha que isso gera transparência??

6) Expressão ao falar com cliente

Abordagem coerente.  

O cliente, principalmente a mulher, percebe algumas coisas, como mentira e insegurança. É preciso ter firmeza e certeza no que fala, no diagnóstico, na postura.

7) Orçamento bem realizado 

Quando é informado o que está sendo cobrado e o valor para cada serviço, você mostra pro seu cliente como funciona o processo dentro da sua oficina, isso gera transparência. 

8) Qualidade no serviço prestado

Importante é deixar a pessoa ciente do que esta acontecendo com o veiculo dela. 

9) Adaptar a sua linguagem de explicação a linguagem do cliente. 

Mulher tem carro, mas muitas vezes não quer saber sobre esse assunto, o que torna um pouco mais difícil a compreensão.

E a responsabilidade de se comunicar bem com o cliente, até mesmo mulheres, é do prestador de serviço.

10) Apresentar as peças trocadas e perguntar se o cliente deseja levar as mesmas

OBS: Se o cliente quiser levar as peças, EMBALE as peças de maneira a não sujar o carro do cliente.

11) Mostrar horário de funcionamento e ter disponível o direito do consumidor 

Transparência e confiança, são coisas difíceis de serem calculadas, pois não são palpáveis, são subjetivas.

Transparência é uma ferramenta poderosa para gerar confiança. 

Confiança faz com que escolhemos nossos prestadores de serviço, pensa um pouquinho comigo, dentista, cabeleireiro, manicure, médicos e outros. Escolhemos por confiar. 

Quanto mais postura alinhado e, principalmente, concentrado no serviço, você for, melhor será. 

E vou te revelar um segredinho.

Tenha sempre empatia pelo seu cliente, entenda seu cliente, mesmo quando a postura ou a circunstância te causa algum tipo de sentimento desconfortável.