Oficina amiga da mulher

Como acontece a
CERTIFICAÇÃO PARA A OFICINA

Em 2016, Bárbara Brier começou turmas de mecânica básica para mulheres com o objetivo de ajudar elas quanto à segurança na manutenção dos seus carros. Hoje somos uma Rede de Oficinas pautada pelo Selo de Responsabilidade Social que eleva a qualidade de entrega e excelência das oficinas certificadas, por meio de relacionamento estratégico e conteúdo junto da indústria automotiva.

O Selo Oficina Amiga da Mulher visa tornar as oficinas um ambiente seguro e inclusivo para todos. Com essa certificação, as oficinas atendem aos mais altos padrões de segurança e respeito aos direitos de todos, garantindo uma equipe de funcionários capacitados e respeitosos, preparados para atender a todas as necessidades dos clientes. Além disso, a certificação garante as melhores práticas em relação ao atendimento e bem-estar dos clientes.

Somos +100 oficinas certificadas
OAM em todo o Brasil!

A Certificação do Selo OAM consiste em um programa de treinamento, capacitação e avaliação para oficinas mecânicas, com aulas online ao vivo e gravadas.

Durante os 3 primeiros meses de implantação da cultura, a Oficina recebe o Selo OAM e todo o processo acontece durante 12 meses, sendo renovado a cada ano.

Principais Benefícios

Destaque e Diferenciação:

Ao adquirir a certificação, a empresa passa a se destacar e se diferenciar no mercado, transmitindo uma imagem positiva e inovadora para o seu público.

Releitura da Comunicação:

A certificação “Oficina Amiga da Mulher” propõe uma nova forma de comunicação, mais alinhada com os valores de respeito, valorização da mulher e união. Essa nova forma de comunicação pode ser um diferencial na conquista de novos clientes e fidelização dos atuais.

Visão Inovadora:

A certificação tem como objetivo proporcionar uma visão inovadora sobre o mercado automotivo, valorizando a presença feminina e promovendo uma cultura de respeito e segurança para as mulheres.

Etapas da certificação > 12 meses

ALINHAMENTO

• Coleta de informações da Oficina, dados cadastrais, compartilhamento do cronograma das aulas e da turma.

CAPACITAÇÃO

• Treinamento 100% online, alinhamento da cultura do Selo OAM.

• Relacionamento, postura e atendimento aos clientes.

SELO OAM

• Kit Digital do Selo OAM para divulgação.

ATUALIZAÇÃO

• Aulão mensal de Gestão e Organização da Oficina

• Encontro Presencial da Rede

• Renovação do Selo OAM aos 12 meses

CONTEÚDO DOS 3 PRIMEIROS MESES

Para adquirir o Selo OAM, é preciso passar pelo processo de Alinhamento e Capacitação, que é realizado nos três primeiros meses da Certificação. Durante a Capacitação, a sua Oficina terá contato com os seguintes conteúdos!

Aula 01: Por que ser uma Oficina Amiga da Mulher?

1) Como surgiu a Oficina Amiga da Mulher

Você vai entender como surgiu a empresa, após uma forte manifestação de mulheres motoristas querendo aprender mais sobre manutenção automotiva e como confiar em uma oficina.

2) Cenário: Mulheres x Oficinas

Bárbara Brier e sua equipe levantaram os dados do mercado e contextualizam para que você possa compreender a realidade atual do mercado.

3) Pesquisa de Mercado: Oficinas x Mulheres

Bárbara Brier e sua equipe, rodou oficinas mecânicas desse Brasil, investigou o que é uma BOA OFICINA e enviou clientes ocultos para as mesmas. Dessa forma, apresenta como e o que as Mulheres desejam das Oficinas Automotivas.

Objetivo:

Identificar o que o público feminino espera das Oficinas Automotivas; Entender sobre a tendência de consumo do mercado da manutenção automotiva e as oportunidades de se diferenciar, destacar; Criar novas oportunidades para o seu negócio e faturamento a partir de mudança de postura e tratativa com as pessoas; Aprender a desenvolver a empatia pelo seu cliente e entregar mais valor dos seus serviços

Aula 02: Equidade de Gênero nas Oficinas Mecânicas

1) Equidade de Gênero e lucro nos negócios

Veja como as grandes empresas começaram a aplicar e adotar a mudança de cultura, postura com a equipe interna e como isso aumentou o faturamento das mesmas.

2) Vantagens e Desvantagens da Equidade de Gênero

Apresentamos os pontos positivos e negativos da equidade no dia a dia da oficina e como você deve aplicar e desenvolver na sua empresa.

3) Movimento He For She da ONU (Eles Por Elas)

A Oficina que é amiga da mulher leva o selo da ONU He For She, entenda o que isso significa e como destaca sua oficina de forma positiva das outras empresas.

Objetivo:

Identificar o que é Equidade de Gênero e como aplicar na sua Oficina; Melhorar o relacionamento interpessoal (equipe interna) e refletir no relacionamento comercial com o cliente; Criar novas oportunidades para o seu negócio e faturamento a partir de mudança de postura e tratativa com as pessoas da diversidade; Aprender a desenvolver a empatia pelo seu cliente e entregar mais valor dos seus serviços.

Aula 03: Como trazer o Cliente para a sua Oficina

1) Topo do Funil de Vendas nas Oficinas

“Se você não sabe para onde ir, qualquer caminho serve” (Lewis Carol – Alice no País das Maravilhas). Aqui te apresentamos uma metodologia de como prospectar clientes para sua oficina.

2) Meio e fundo do Funil de Vendas nas Oficinas

Como fazer, passo a passo com soluções / ações para atrair e converter mais o cliente para a possível venda do serviço dentro da oficina.

3) Tendências das Redes Sociais Automotivas

Como a oficina pode ser percebida e interagir com o seu cliente por meio desses canais de comunicação.

Objetivo:

Identificar o que é funil de vendas e aprender como aplicar no negócio Oficina Automotiva; Saber aplicar métodos e ações de divulgação On-line e Off-line (presencial); Aprender a importância das redes sociais da sua empresa; Aprender o que é e, como fazer anúncio nas redes sociais.

Aula 04: Como Construir um BOM Relacionamento com clientes na Oficina

1) Relacionamento com o Cliente

É um conceito de marketing que expressa a conexão permanente entre uma empresa e seus consumidores, somando todas as interações. Todo tipo de relacionamento, seja ele com o cliente ou não, envolve comunicação, convivência, respeito mútuo e atitudes recíprocas. Ele só ocorre quando as duas partes realizam essas práticas de forma consensual. Quando uma não cumpre com seu dever, a relação não ocorre de fato.

2) Comunicação Eficaz

É importante que as empresas entendam o quão valioso é ter uma comunicação eficaz, que seja clara e direta entre todos aqueles que fazem parte dos negócios. É essa comunicação que garante o bom andamento dos processos, a execução das atividades e o alcance de resultados extraordinários. Ensinamos técnicas e como aplicar no dia-a-dia da Oficina.

3) Gerar Confiança

Quanto melhor a percepção dos clientes sobre uma empresa, menores serão as chances de buscar outra opção no mercado para atender suas necessidades. Consolidamos nesse módulos técnicas e práticas para desenvolver a confiança na sua Oficina.

4) Ações no Pós-Serviço

Falamos e ensinamos que é importante estabelecer um canal de acompanhamento eficiente. Fazer ligações ou enviar mensagens para atualizar o cliente é uma forma de se aproximar dele e fortalecer a relação de confiança. Além de fornecer informações, procure saber como ele está avaliando o seu serviço e pedir sugestões para melhorar o atendimento.

Objetivo:

Como desenvolver um relacionamento estratégico com seus clientes e funcionários; Como desenvolver na sua equipe uma Comunicação Eficaz; Técnicas de atendimento para gerar Confiança; Técnicas de relacionamento com o cliente pós-serviço na Oficina.