A Oficina Amiga da Mulher é um programa que visa Criar Ações e Práticas ESG Social para Certificar a cadeia do pós-vendas automotivo (Fábrica de Autopeças, Distribuidores, Lojas e Oficinas)
As práticas e ações estão estruturadas com base em atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 4, 5 e 10 da Agenda 2030 da ONU (Organização das Nações Unidas), sendo esses:
Objetivo 4. Assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todas e todos;
Objetivo 5. Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas;
Objetivo 10. Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles.
Cada ação que realizamos tem o intuito de gerar um impacto positivo na comunidade que estamos inseridos. Seja onde estivermos, nossa missão é promover o movimento, apoiar mulheres e atender a sociedade de modo que respeitem todos os pilares que envolvem o ESG (Meio Ambiente, Social e Governança):
Há diversos benefícios resultantes dos investimentos em ESG Social nas empresas que vão muito além da questão financeira e de investimentos. As empresas que investem no social:
01. Melhoram sua imagem no mercado;
02. Aumentam sua reputação;
03. Atraem novos investidores;
04. Atraem e retém talentos de forma mais efetiva;
05. Valorizam sua marca;
06. Fidelizam clientes.
O “S” da sigla ESG (do inglês Environmental, Social and Governance) diz respeito ao Social. Portanto, esse conceito se refere às relações das empresas com colaboradores, fornecedores, consumidores e comunidades do entorno.
Esse público que tem interesse e é impactado pelas ações de uma determinada empresa, é chamado de stakeholders.
O social engloba promoção da diversidade e inclusão, segurança e bem-estar, direitos trabalhistas e relacionamento que promovem um mundo melhor, mais justo e igualitário.
Essas práticas refletem a preocupação das empresas com questões sociais relevantes, como o combate ao racismo, a equidade de gênero, a inclusão de minorias e o combate à pobreza.
No mundo corporativo, social envolve questões de direitos humanos como inclusão, diversidade, ambiente de trabalho, responsabilidade com clientes e impacto na comunidade.
Existem duas categorias do aspecto social do ESG: o interno e o externo à empresa.
Na categoria interna estão as questões de diversidade, equidade e inclusão, segurança e saúde de
colaboradores e relações trabalhistas.
Já o que é externo à empresa são questões como relações com a comunidade, escravidão moderna, corrupção, dados privados e segurança de produtos.
Além disso, o apoio às comunidades no entorno das empresas foi apontado como uma das 5 principais iniciativas dos membros participantes da Rede Brasil do Pacto Global.
O dado faz parte do estudo “A evolução do ESG no Brasil”, feito em parceria pela Rede Brasil e a plataforma brasileira de Inteligência Artificial Stilingue.
A importância do ESG social está no valor gerado por um negócio para sociedade, clientes e acionistas por meio da inclusão, diversidade e bem estar de todos.
Em um país com altas taxas de feminicídio, atos racistas e desigualdade salarial, adotar práticas de ESG social em empresas é fundamental para a justiça e o desenvolvimento social.
Além do cumprimento das leis de cotas de pessoas com deficiência, as empresas devem atuar em prol das questões raciais, de equidade de gênero e da pauta LGBTQIAP+.
Queremos promover práticas sustentáveis, sociais e de governança para contribuir na evolução e diversidade de nossos espaços.
Quer fazer parte desse movimento com a gente? Preencha o formulário que entraremos em contato para te passar mais informações!
Acesse nossas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades da Oficina Amiga da Mulher.
O movimento HeForShe é uma iniciativa global da Organização das Nações Unidas (ONU) que tem como objetivo envolver homens e meninos na luta pela igualdade de gênero e pelos direitos das mulheres e meninas.
A campanha foi lançada em 2014, em um discurso na sede da ONU, em Nova York, pela atriz Emma Watson, aquela fez uma bruxinha do Harry Potter.
De lá pra cá o movimento He For She ou Eles Por Elas, incentiva a reflexão sobre a importância da participação masculina nessa causa e o engajamento em ações concretas para promover a equidade de gênero.
As Oficinas Amigas da Mulher levam o aprendizado sobre Equidade e Diversidade e junto do nosso selo vai o Selo da ONU.
A equidade de gênero não é uma luta exclusiva das mulheres, e sim de toda a sociedade. E os Homens, fazem parte da solução desse problema.